Perguntas Frequentes

SOBRE O EVENTO CAMPINAS 2019

Em 2019 ocorrerá, em Campinas/SP, um dos maiores eventos médicos do interior do país, fruto da união entre várias entidades médicas que optaram por promover seus respectivos eventos conjuntamente em parceria.

O megaevento chamado CAMPINAS 2019 reunirá:

  • INTERGASTRO & TRAUMA 2019 - Programa Interdisciplinar de Atualização em Ap. Digestivo e Trauma (IG&T),
  • 9th WORLD CONGRESS OF THE ABDOMINAL COMPARTMENT SOCIETY (WCACS),
  • SIMPÓSIO INTERNACIONAL DA SOBED 2019 e
  • CONGRESSO DA SOBRACIL-SP 2019.

Esta inédita união de forças transformará o CAMPINAS 2019 num evento capaz de reunir um público de profissionais extremamente diversificado, de todas as partes do país e do exterior, fazendo desta uma oportunidade ímpar para atualização científica e profissional e networking.

A WSACS – The Abdominal Compartment Society é sediada na Bélgica e foi fundada em 2004 para promover a pesquisa, educação e melhorar a sobrevivência de pacientes com síndrome do compartimento abdominal (SCA).

A última edição do WCACS foi promovida em Banff, no Canadá, em Junho de 2017.

No CAMPINAS 2019, o Congresso Mundial da WSACS desembarca com uma grande quantidade de convidados internacionais (previsão de mais de 40 estrangeiros) de todos os continentes, que trarão em sua bagagem, cursos teórico-práticos de padrão internacional, alguns deles inéditos no Brasil.

Além disso, A WSACS trará sua sociedade-irmã, a International Fluid Academy (IFA), que fará em Campinas o 8th International Fluid Academy Day.

Ambas as entidades também promoverão conjuntamente o 1st World Symposium on Damage Control Resuscitation, com participação de médicos especialistas militares do Canadá, Inglaterra e EUA.

Tudo isso resultará em discussões de excelência sobre: abdome complexo, síndrome compartimental abdominal, fístulas entero-atmosféricas, sepse abdominal, cirurgia de emergência, manejo do paciente crítico, reposição volêmica e fluidos, táticas de suporte intensivo; atraindo além de clínicos e cirurgiões, também os médicos intensivistas, emergencistas e anestesiologistas para o evento.

Conheça mais em: www.wsacs.org

O INTERGASTRO & TRAUMA (IG&T) teve início em 2008 e caminha para sua nona edição, sempre com altíssima qualidade e grande interesse por parte dos profissionais.

O IG&T é um programa multidisciplinar de ATUALIZAÇÃO que visa apresentar e discutir de forma bem prática e objetiva os problemas e soluções que envolvem o tratamento das patologias do aparelho digestivo e traumas.

A marca registrada do evento é a INTERDISCIPLINARIEDADE, pois tradicionalmente reúne profissionais de medicina, enfermagem e nutrição em diversas especialidades.

Outra característica marcante é sua ampla rede de PARCERIAS com 18 instituições de ensino superior do Interior do Estado de São Paulo, oferecendo vantagens aos alunos e docentes destas instituições.

Em sua última edição (2017) reuniu mais de 1.200 participantes provenientes de 198 cidades diferentes, trazendo 41 convidados internacionais em conjunto com outros dois grandes eventos (World Society of Emergency Surgery Congress e o Congresso Brasileiro das Ligas de Trauma)

No CAMPINAS 2019, um dos destaques será o Mini Simpósio da ACESP (Associação de Coloproctologia do Estado de São Paulo) em seu programa.

O IG&T é promovido conjuntamente por:

Atualmente em sua décima terceira edição, O Simpósio Internacional da SOBED é o segundo maior evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) – o maior é a SBAD (Semana Brasileira do Aparelho Digestivo).

A SOBED é uma entidade nacional, representada em praticamente todo o território brasileiro através de suas 24 unidades estaduais nas cinco regiões do País. Representa atualmente mais de dois mil associados e é responsável por promover o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da prática da endoscopia digestiva.

Em 2018, o XII Simpósio Internacional de Endoscopia Digestiva foi realizado em João Pessoa/PB e reuniu pouco mais de 1.050 participantes.

Durante o CAMPINAS 2019, a SOBED não poupou energia para oferecer uma ampla gama de atrações. Pela primeira vez, o Simpósio será focado em um único tema central: o diagnóstico e tratamento do câncer do aparelho digestivo.

Os participantes ainda poderão se atualizar em um dos cursos de capacitação que serão oferecidos:

  • Cursos Hands On, com vários módulos (terapêutica básica, CPRE, próteses entre outros);
  • Curso SAVED (Suporte Avançado de Vida em Endoscopia Digestiva);
  • Curso Teste Seus Conhecimentos, tradicionalmente procurado para revisão científica.

O CAMPINAS 2019 também sediará a prova de qualificação para o Título de Especialista em Endoscopia Digestiva.

O congresso é promovido pelo Capítulo de São Paulo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (SOBRACIL-SP), que congrega médicos cirurgiões de diferentes especialidades que realizam intervenções operatórias, por técnica videolaparoscópica e robótica. Foi fundada em 22 de Setembro de 1995.

Entre os objetivos da SOBRACIL estão: promover o desenvolvimento da Videocirurgia, estabelecer normas para o treinamento no método, coordenar a atividade científica nacional relacionada com o método e promover e organizar congressos (...) bem como outras atividades de atualização, entre outros.

Em 2013, o Congresso da SOBRACIL-SP foi realizado em São Paulo/SP e reuniu cerca de 800 participantes. Em 2015, foi realizado dentro do Congresso do Sudeste, em Angra dos Reis/RJ, e reuniu cerca de 700 participantes.

Para o CAMPINAS 2019, a SOBRACIL-SP trará atualização científica de altíssima qualidade em videocirurgia e cirurgia robótica em diversas modalidades: cirurgias laparoscópicas do pâncreas, fígado e vias biliares; hérnias laparoscópicas, ressecções de neoplasias por videocirurgia, cirurgia bariátrica e cirurgia robótica.

Também pretende oferecer um Curso Hands On de Videocirurgia, para capacitar ainda mais os cirurgiões e residentes.

O maior destaque serão as diversas cirurgias transmitidas AO VIVO para o auditório ao longo de toda a programação, a partir de hospitais da região de Campinas.

As PARCERIAS são feitas tradicionalmente através do INTERGASTRO & TRAUMA com instituições de ensino superior de forma a proporcionar vantagens (como por exemplo: descontos) para todos os profissionais ligados a estas instituições.

Já os APOIOS são conquistados juntos as Sociedades de Especialidade e afins, também garantindo descontos para seus associados.

Em ambos os casos é necessário encaminhar um comprovante junto com a inscrição. Na falta desses documentos, o certificado de participação não será liberado pelo sistema até a regularização das pendências (apresentação do documento ou adequação da taxa de inscrição).

Clique aqui para conhecer as instituições parcerias e apoiadoras do evento

O público alvo do CAMPINAS 2019 abrange várias profissões e suas diversas especialidades, subespecialidades e áreas de atuação.

PROFISSÃO

ESPECIALISTAS

ESPECIALIDADES / ÁREAS DE ATUAÇÃO

MEDICINA

Cirurgiões

Clínicos

Endoscopistas

Intensivistas

Pediatras

Anestesiologistas

Radiologistas

Residentes

Acadêmicos de Medicina

Endoscopia Digestiva

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Cirurgia do Trauma

Cirurgia Geral

Cirurgia Pediátrica

Coloproctologia

Gastroenterologia Clínica Hepatologia

 

Medicina Intensiva

Medicina de Urgência

Pediatria

Anestesiologia

Medicina Intensiva Pediátrica

Imagenologia

Radiologia Intervencionista

ENFERMAGEM

Enfermeiros

Técnicos / Auxiliares

Acadêmicos de Enfermagem

Feridas

Estomaterapia e Ostomias

Endoscopia

Central de Material e Esterilização

Clínica Cirúrgica

Clínica Médica

Terapia Intensiva

Urgência e Emergência

Saúde da Criança e do Adolescente

NUTRIÇÃO

Nutricionistas

Nutrólogos

Acadêmicos de Nutrição

Nutrição Parenteral e Enteral

Nutrição do Adulto

Nutrição em Pediatria

Obesidade

Enfermidades Específicas

Nutrição Esportiva

PRÉ-HOSPITALAR

Bombeiros

Socorristas

OUTROS PROFISSIONAIS

Instrumentadores Cirúrgicos

Fisioterapeutas

Fonoaudiólogos

A programação científica do CAMPINAS 2019 será submetida para avaliação pela Comissão Nacional de Acreditação (CNA) para somar pontos válidos para renovação de Títulos de Especialista e Áreas de Atuação.

Tão logo o processo de avaliação da CNA seja concluído, a pontuação conquistada será divulgada pelos canais de comunicação do Evento.

INFORMAÇÕES GERAIS

O evento será realizado no recém-inaugurado ROYAL PALM HALL, um grande e moderníssimo Centro de Convenções que já se destaca entre os melhores do país.

O ROYAL PALM HALL está localizado na Rua Monsenhor Luís Fernandes de Abreu, 311 – Jardim Nova Califórnia – Campinas/SP – CEP: 13053-035 – Fone: (19) 2117-8000. Site: http://royalpalm.com.br/hall/

Está próximo da principal entrada da cidade de Campinas, no encontro da rodovia Anhanguera com a rodovia Santos Dumont. Também com fácil acesso pelas rodovias Bandeirantes e Dom Pedro I.

Além de estar próximo às principais rodovias brasileiras, está a 16 Km do Aeroporto Internacional de Viracopos, a apenas 90 km da cidade de São Paulo e facilmente interligado a todo interior do Estado de São Paulo.

Clique aqui para acessar o mapa do local

Lanches e almoços não estão incluídos na inscrição. As empresas Expositoras poderão oferecer alimentos e bebidas em seus estandes.

No local do evento há uma lanchonete e será montado um Restaurante Econômico (piso inferior do Centro de Convenções) onde os participantes poderão adquirir tickets nos dias que lhes interessarem.

Há ainda ampla opção de bares e restaurantes nos hotéis anexos ao Royal Palm Hall indo desde buffets até restaurantes gourmets.

Confirma maiores detalhes em: www.royalpalm.com.br

No menu HOSPEDAGEM, os participantes poderão optar pelos diversos hotéis disponíveis, com tarifas especiais, todos eles pertencentes à Rede ROYAL PALM.

Dois hotéis ficam próximos ao local do evento (Hotel Contemporâneo – 3 estrelas e o Royal Palm Plaza Resort – 5 estrelas) e outros dois no centro da cidade de Campinas (Hotel Royal Palm Tower Carlos Gomes e Hotel Royal Palm Residence – ambos 4 estrelas, oferecendo um traslado diário de ida e volta ao local do evento). 

Quanto mais cedo o participante reservar o hotel, mais garantida estará sua reserva.

Clique aqui para acessar as opções de hospedagem

O ROYAL PALM HALL possui um amplo estacionamento terceirizado, com opção self-parking e valet. Os participantes devem pagar e validar seus tickets em totens no local do evento antes de sair com seus veículos.

INSCRIÇÕES E PAGAMENTOS

Para visualizar a tabela de valores, basta acessar a opção INSCRIÇÕES no menu e visualizar a tabela compatível com sua área profissional

Clique aqui para acessar as tabelas de investimento

Para fazer sua inscrição, clique no botão INSCREVER-SE no menu INSCRIÇÕES e escolha a opção NOVA INSCRIÇÃO na próxima tela:

Selecione com atenção a categoria que deseja (somente serão aceitas inscrições em uma única categoria) e preencha todos os dados do formulário. Se você tem ligação com alguma das entidades apoiadoras ou parcerias, basta selecionar entre as opções e será aplicado o desconto automaticamente (será necessário encaminhar comprovante válido).

Na sequencia você poderá escolher um dos cursos complementares disponíveis na programação. Se for médico ou residente, poderá optar por solicitar o cadastramento de sua participação junto à Comissão Nacional de Acreditação, clicando no quadrado (abaixo):

Por fim, você deve selecionar a forma de pagamento e o sistema lhe direcionará automaticamente para conclusão conforme a opção escolhida.

Você receberá uma mensagem automática do recebimento de sua inscrição e, após o pagamento, o sistema lhe enviará a confirmação de inscrição.

Clique aqui para acessar a página de inscrições

Estrangeiros poderão efetuar o pagamento através do Paypal (exclusivo para estrangeiros).

No local do evento serão aceitos dinheiro, cartão ou cheque (do próprio participante).

Devido a questões de ordem fiscal e jurídica, o recibo trará descrito o objetivo do pagamento e seu respectivo valor e será emitido automaticamente pelo sistema de inscrições do evento, não havendo em nenhuma hipótese a emissão de recibo manual.

Na Ficha de Inscrição existem campos apropriados para indicação dos dados para emissão do recibo. Uma vez emitido, não haverá possibilidade de alteração dos campos ou emissão de novo recibo diferente.

O pagamento do valor da inscrição principal no evento dará direito a:

  1. participação no evento na Categoria escolhida;
  2. acessar a Exposição;
  3. pasta e crachá (de acordo com a categoria escolhida);
  4. certificado (de acordo com a categoria escolhida).

Obs: Lanches e almoços não estão incluídos na inscrição.

Você pode selecionar os cursos que deseja participar durante o processo de inscrição ou a qualquer momento (mediante disponibilidade) através da ÁREA DO PARTICIPANTE.

Cursos exigem matrícula específica e pagamento adicional.

As inscrições para os Cursos são independentes da inscrição no evento, devendo obedecer às instruções particulares de cada um deles.

Clique aqui para maiores detalhes sobre nossos Cursos

A inscrição em Cursos pode ser feita mesmo após o preenchimento da ficha de inscrição, a qualquer momento, através da ÁREA DO PARTICIPANTE.

Basta acessar com seu E-mail e a senha cadastrada através do link no topo do site e escolher o Curso que deseja se inscrever. Clique aqui para acessar a Área do Participante.

Você deverá providenciar um novo pagamento adicional para confirmar sua inscrição neste.

A inscrição somente estará efetuada após a confirmação do pagamento. O processamento após o pagamento pode levar até 5 dias úteis, dependendo da forma de pagamento escolhida.

Uma mensagem automática gerada pelo sistema será encaminhada para o e-mail cadastrado no momento da confirmação. Para acompanhar o status de sua inscrição acesse a ÁREA DO PARTICIPANTE. Neste local, é possível emitir 2ª via do boleto de pagamento, recibo, visualizar mensagens da organização, imprimir os certificados após o evento entre outras facilidades.

Clique aqui para acessar a Área do Participante

Para enviar seu comprovante, acesse a ÁREA DO PARTICIPANTE na página inicial, selecione o tipo de comprovante desejado (“Comprovante de Categoria” ou “Comprovante de Vínculo com Sociedade/Parceira” ou ambos) e faça o upload do documento. Clique aqui para acessar a Área do Participante.

Os documentos aceitos como comprovantes são:

  • Declaração datada e assinada pela instituição de ensino ou trabalho OU
  • Cópia de comprovante de pagamento de mensalidade da instituição de ensino quitado (1º semestre 2019) OU
  • Cópia de holerite de instituição parceira OU
  • Cópia de carteira de estudante ou identificação funcional (frente e verso).

O vínculo poderá ser confirmado diretamente com a instituição. A condição de "associado quite" será confirmada na respectiva Sociedade indicada pelo inscrito.

 Na falta desses documentos, o certificado de participação não será liberado pelo sistema até a regularização das pendências (apresentação do documento ou adequação da taxa de inscrição).

Caso você tenha perdido o seu boleto ou ele esteja vencido, basta acessar a ÁREA DO PARTICIPANTE para emitir uma segunda via. Clique aqui para acessar a Área do Participante.

Atenção: após as datas limites indicadas na tabela de valores, o sistema atualizará automaticamente o valor de seu boleto e a segunda via será emitida com o novo valor.

Caso esteja com dificuldades, escreva para duvidas@campinas2019.com.br descrevendo o problema e lhe auxiliaremos no que for possível.

É possível a substituição de inscritos até quinze dias antes do evento, desde que haja autorização por escrito daquele que se inscreveu antes (por e-mail: duvidas@campinas2019.com.br).

É possível o cancelamento da inscrição se solicitado por escrito, através do formulário abaixo, exclusivamente pelo próprio participante nas seguintes condições:

Download do Formulário de solicitação de reembolso clique aqui .

MOTIVO

PRAZO PARA SOLICITAÇÃO

REEMBOLSO*

Pagamento em Duplicidade1

Até 24/05/2019

100% do valor pago

Motivo de Saúde2

Até 24/05/2019

75% do valor pago

Sem justificativa3

até 29/04/2019

50% do valor pago

Pagamento em Duplicidade: enviar formulário de solicitação de reembolso + cópias dos comprovantes de pagamento em duplicidade.

Motivo de Saúde: enviar formulário de solicitação de reembolso + cópia do comprovante de pagamento + cópia de atestado médico;

Sem justificativa: enviar formulário de solicitação de reembolso + cópia do comprovante de pagamento.

* reembolso apenas em moeda local e banco nacional.

Nota: Participantes com pagamento efetuado e que posteriormente recebam algum tipo de cortesia (por qualquer motivo) será aplicada a regra de reembolso “sem justificativa” (reembolso de apenas 50% do valor já pago).

Em caso de cancelamento ou reembolso (por qualquer motivo), seu cadastro não será excluído do sistema, portanto não será possível efetuar uma nova inscrição.

Você poderá imprimir seus certificados através da ÁREA DO PARTICIPANTE. Cada participante receberá o certificado relacionado à categoria de inscrição selecionada no momento da inscrição.

Os certificados de participação no evento principal e nos Cursos serão emitidos eletronicamente a partir de 14 dias após o término do evento, apenas para os participantes que tiverem comprovado sua presença.

Inscrições com direito a desconto que não tiverem encaminhado os documentos comprobatórios terão os certificados retidos até a regularização das pendências (apresentação do documento ou adequação da taxa de inscrição).

A emissão de certificados permanecerá disponível por até 6 meses após o término do evento. Certificados não impressos após este período serão desconsiderados. Não é possível emitir certificados de edições passadas dos eventos que compõe o CAMPINAS 2019.

TRABALHOS CIENTÍFICOS

Após seleção da Comissão Julgadora, os trabalhos serão selecionados para APRESENTAÇÃO ORAL, VÍDEO ou PÔSTER, com a escolha dos melhores trabalhos em cada uma das categorias.

Sim, apenas participantes inscritos e confirmados (inscrição paga) podem submeter trabalhos para avaliação

Após sua inscrição ser confirmada, acesse a ÁREA DO PARTICIPANTE (com seu E-mail e a senha cadastrada através do link no topo do site) e selecione a opção de submeter trabalho, seguindo as instruções online.

Clique aqui para acessar a Área do Participante