Mensagem

Estimados Congressistas,

Sejam bem vindos ao Congresso Mundial do Compartimento Abdominal, o Congresso bianual da Sociedade Mundial do Compartimento Abdominal - a WSACS.

A WSACS, uma Sociedade originalmente Belga fundada em 2004, vem pela primeira vez ao Brasil e traz consigo muita novidade. Inicialmente criada para aprofundar os estudos sobre hipertensão abdominal e síndrome compartimental abdominal, a WSACS hoje, 15 anos depois de sua criação é notoriamente uma Sociedade muito maior e mais abrangente em seu conteúdo e objetivos de estudo. Mais do que isso cresceram também as parcerias ao redor do mundo e o foco no compartimento abdominal como um todo.

Durante estes últimos dois anos na liderança desta Sociedade focamos em educação. Foram diversas palestras, estratégias de ensino e pesquisas distribuídas pelo planeta, mas principalmente na América Latina, onde com toda certeza a elucidação sobre o tema parecia estar mais distante. Acreditamos ter feito um bom trabalho, contudo muito ainda está por vir. Urge a necessidade de alertar e educar a população de médicos, cirurgiões ou intensivistas e outros profissionais de saúde que ainda omitem ou negligenciam a prevalência de hipertensão intra-abdominal nos doentes críticos por alguma razão ou por outra. É verdade que a síndrome compartimental abdominal dificilmente conduz um paciente ao óbito isoladamente. As observações clínicas são sutis, insidiosas e vão além. A presença de hipertensão intra-abdominal por longo período de forma sustentada em pacientes que já se encontram com distúrbio de perfusão, indubitavelmente estimula a permanência destes pacientes na UTI por maior prazo. Seja por período prolongado de ventilação mecânica oriundo do consequente aumento da pressão intra-torácica causada pela hipertensão intra-abdominal, seja pela dificuldade de despertar o paciente, consequência da diminuição do débito cardíaco induzida pela diminuição do retorno venoso causado pela hipertensão intra-abdominal e subsequentemente pela diminuição da pressão de perfusão cerebral ou pela consistente e contínua enxurrada de catecolaminas e produtos do metabolismo oxidativo como IL1B, IL6, FNT, radicais livres de oxigênio provocada pelo estado hipoperfusional induzido silenciosamente pela hipertensão intra-abdominal. Este processo insidioso precisa e deve ser notado pelo cirurgião ou intensivista e prontamente revertido afim de mitigar a resposta endócrino-metabólica e dano microcirculatório.

A exposição de evidências claras neste e em outros contextos e temas, serão discutidas com Sociedades parceiras neste Congresso Mundial em Campinas.

Tradicionalmente, todo atual presidente deixa a Sociedade em sua cidade de atuação e neste ano não poderia ser diferente. Com minha saída após dois anos de mandato acredito estarmos finalizando este já saudoso processo com chave de ouro. Assim sendo, é com enorme prazer que lhe apresentamos em conjunto com o tradicional Intergastro e Trauma, um evento majestoso e original diferente de tudo o que você já viu em território nacional e também no âmbito global.

Após muitas horas de trabalho e buscando o que há de mais novo na área, chegamos a um programa moderno e multidisciplinar capaz de trazer para as salas do Royal Palm Hall aquelas informações realmente úteis no seu dia-a-dia.

Iniciaremos com as atividades pré-congresso onde os cursos de ultrassonografia point-of-care serão nosso foco principal. Dois cursos serão oferecidos: o curso de USPOC com protocolo WSACS e o curso USPOC para cirurgiões.

Para os dias efetivos de Congresso, dividimos nosso segmento internacional em 3 dias.

No primeiro dia serão discutidos temas importantes no gerenciamento de fluidos em pacientes graves desde sua entrada na sala de emergência até a admissão na UTI, passando pelo centro cirúrgico. Este dia inaugural conta com o apoio da International Fluid Academy e demanda a presença de médicos emergencistas – a mais nova especialidade em nosso país, cirurgiões, anestesistas e intensivistas. Temas importantes e em voga que estão sendo discutidos em todos os continentes do Globo estarão também sendo discutidos neste evento e pela primeira vez neste modelo multidisciplinar.

No segundo dia, o foco é em abdome complexo. Muito ainda precisa ser discutido sobre o comportamento do paciente com abdome aberto com ou sem presença de fístulas, como sintetizar o abdome de forma rápida e segura, qual melhor conjunto de medidas a serem empregadas na UTI quando em face de casos complexos como este. Especialistas do mundo todo estarão presentes e apresentando novas técnicas e tratamentos para casos desta complexidade que ainda consomem altas taxas de mortalidade.

Já no terceiro e último dia, concentraremos nossa atenção na reanimação do controle de danos. Este será o Primeiro Simpósio Mundial de Reanimação do Controle de Danos (DCR) onde exploraremos o tema desde o ambiente pré-hospitalar até o tratamento final em diferentes instâncias do intra-hospitalar. O tema reanimação no controle de danos vem sendo responsável por uma diversidade incrível de estudos e evidências nos últimos anos, contudo nunca houve uma reunião multidisciplinar a fim de discutir o tema como de fato se dá na prática diária. Este simpósio além de contar com especialistas na área terá a participação de especialistas das forças armadas americana e inglesa com experiência de guerra. Neste dia contaremos com o apoio da THOR (Trauma Hemostasis and Oxygenation Research network) e EVTM (Endovascular Resuscitation and Trauma Management).

Com este programa forte e atual, esperamos poder bem recebe-los na cidade de Campinas, com a certeza de estaremos lhes entregando um evento diferente e marcante para sua carreira.

Nos vemos em breve!

Meus sinceros cumprimentos,

Bruno M Pereira, MD, MSc, PhD
Presidente, Sociedade Mundial do Compartimento Abdominal - WSACS


Prezados Congressistas,

O INTERGASTRO & TRAUMA (IG&T) é um grande programa interdisciplinar destinado à atualização de profissionais nas áreas de Aparelho Digestivo e Trauma (urgências).  Inicialmente concebido para atuar junto aos profissionais do Interior do Estado de São Paulo, vimos o evento crescer ano após ano, atingindo as cidades do interior de Estados vizinhos e mais distantes.

O evento adquiriu prestígio e renome em decorrência da sólida união entre as quatro entidades promotoras e com a parceria de dezenas instituições de ensino superior e de residência médica.

O título-fantasia faz referência à pretensão das promotoras de interligar os serviços que atuam nas especialidades e promover o intercâmbio entre os profissionais do interior de todo o país, agregando a experiência internacional. Tudo isso aliado a interdisciplinariedade, nossa marca registrada, e com uma ótima organização e um programa científico da mais alta qualidade.

Nosso foco é a PRÁTICA, concentrando as apresentações diretamente no diagnóstico e no tratamento das doenças e agregando cursos que permitem ao participante uma experiência inesquecível.

O IG&T reúne profissionais de Medicina, Enfermagem e Nutrição em diversas especialidades, tais como: Gastroenterologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Coloproctologia, Endoscopia Digestiva, Hepatologia, Pediatria, Cirurgia Pediátrica, Feridas e Ostomias, Emergência, Terapia Intensiva e Radiologia, entre outras.

Em 2019, levaremos o conceito de interação a um novo nível. Teremos a honra, e ao mesmo tempo o desafio, de sediar conjuntamente outros três enormes eventos: o Simpósio Internacional da SOBED, o Congresso da SOBRACIL-SP e o World Congress of the Abdominal Compartment Society.

Para nós, não poderia haver forma melhor de comemorar mais de10 anos de existência. Ainda mais tendo como palco o mais novo centro de convenções de Campinas, com uma estrutura e conforto ímpar no país.

Seja bem vindo a Campinas! Temos certeza que este será o melhor lugar para sua atualização em 2019!

Dr. Marcelo Amade Camargo
Presidente do IG&T 2019


Caros colegas,

Neste ano realizaremos o nosso Simpósio Internacional de Endoscopia Digestiva - SOBED, em Campinas, juntamente com o Intergastro & Trauma, o Congresso da SOBRACIL-SP e o World Congress of the ACS.

Neste encontro abordaremos o Câncer do Aparelho Digestivo, com toda a sua complexidade, mas a partir da ótica do endoscospista. Como bons morfologistas que somos, aprofundaremos nosso conhecimento nos aspectos diagnósticos e, reafirmando o papel da endoscopia intervencionista, abordaremos os principais métodos terapêuticos curativos ou paliativos, endoscópicos.

A comissão científica da SOBED preparou uma imersão dentro da temática proposta, com conferências, mesas redondas, discussões dentro de um único espaço físico, moderno, com recursos técnicos avançados, em um dos melhores centros de convenção do Brasil, recém inaugurado. A ideia é todos participarmos de toda a grade proposta! Traremos para nosso encontro os atuais conceitos sobre câncer digestivo, com a participação de grandes nomes da endoscopia nacional e de convidados latino-americanos, americanos e europeus.

Paralelamente às apresentações/discussões principais teremos, como nas outras edições do Simpósio, os cursos patrocinados pela SOBED, incluindo o SAVE, Teste Seus Conhecimentos e “Hands on” abordando diferentes técnicas endoscópicas.

Venham para Campinas! Vamos nos encontrar e compartilhar conhecimento. É da nossa natureza de médicos. É da nossa natureza de médicos endoscopistas. A cidade está pronta para nos receber bem, com uma excelente rede hoteleira e conectada a toda malha aeroviária brasileira.

Já esperamos ansiosos pelo nosso encontro,

Dr. Jairo Silva Alves
Presidente da SOBED 2019-2020


Prezados colegas

É como grande satisfação que organizamos o congresso Sobracil-SP 2019. Atuando juntamente com nossa comissão organizadora, preparamos um evento memorável na extraordinária estrutura nova do Hotel The Royal Palm Plaza, intitulada Royal Palm Hall em Campinas.

Buscamos oferecer a todos, desde os cirurgiões iniciantes até mesmo aos mais experientes praticante da cirurgia laparoscópica, a oportunidade de assistir e debater com os colegas convidados as mais diversas situações e condutas médicas.  As mesas de discussão permitirão momento de grandes debates para o benefício científico de todos.

Como não poderia deixar de ser, vamos mais uma vez realizar diversas cirurgias com transmissão e discussão ao vivo das mais diferentes opções técnicas, incluindo procedimentos robóticos.

Inscrevam os seus trabalhos e venham participar conosco.

Temos a certeza de que todos nós desfrutaremos de momentos muito agradáveis e proveitosos para o nosso aprimoramento profissional. Programe-se para compartilhar conosco.

Esperamos vocês...

Forte Abraço a todos e até breve!

Dr. Nilton Cesar Aranha
Presidente do Congresso da SOBRACIL-SP 2019